top of page

O impacto do estilo de vida




Os anos da idade adulta (18 a 64 anos) são um longo período. Os adultos acumulam durante essas longas décadas os efeitos das repetidas decisões e dos riscos aos


quais foram submetidos. Esta é janela de tempo que temos para assumir a responsabilidade e o controle de nossa própria saúde. A combinação de cinco fatores promove o desenvolvimento de uma vida saudável:


  • Manter um peso adequado;

  • Fazer exercícios regularmente;

  • Seguir uma dieta saudável;

  • Não ingerir álcool e

  • Não fumar


Esses fatores estão associados a redução de 80% nos risco de desenvolvimento doenças crônicas não transmissíveis mais comuns e fatais. Por isso é vital começar cedo a aprender lições importantes sobre a vida saudável.


A obesidade é um condição crônica que aumenta não somente a incidência de muitas doenças, como também a taxa de óbitos de múltiplas causas. A associação a obesidade e as doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2 faz com que ela mesma seja um fator de risco.


Eliminar a obesidade seria aparentemente muito simples, fazer refeições regulares e saudáveis, beber água ao invés de refrigerantes e sucos artificiais e participar de atividades esportivas e de lazer. Entretanto, essas condutas quase sempre contraria, as mudanças impostas pela pós-modernidade. De fato, o aumento de peso está certamente ligado a uma relação de causa e efeito.


27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page