A nova tendência do ciclismo e os benefícios para a saúde

Prefere ouvir a matéria?

0:00/1:34

O ciclismo está em alta  

Diversos ciclistas, de idades variadas, “pedalando” com a mesma garra, em um ambiente de tirar o fôlego. Montanhas altíssimas ou trilhas radicais. Enfim, esse é o Kenda Cup. Evento que traz etapas durante o ano todo, em variadas cidades do Brasil. Mas esse é apenas um exemplo. Recentemente, o ciclismo tem ganhado as telas das redes sociais, sendo parte importante do “estilo de vida”. Um exemplo é o perfil do @vitinholml, ciclista patrocinado pela Ampla Saúde, com um dos vídeos mostrado logo abaixo. Esse movimento traz um questionamento: o que explica essa tendência?   

  

(incorporar o vídeo exemplo: https://www.instagram.com/p/DKZXkwJRnDo/)  

 

Para início de conversa, podemos dizer que o ciclismo tem tudo a ver com o conceito de saúde ampliada. Aquela saúde que muitos têm dado como prioridade. Saúde como se sentir bem consigo mesmo. Como ter os exames em dia - mas não apenas isso, também ter energia, disciplina e motivação. Além disso, o ciclismo tem alguns benefícios específicos, que vamos apresentar agora.  

 

Benefício do ciclismo para a saúde  

Vamos lá! Se você ainda não está convencido(a) sobre começar ou não no ciclismo, saiba que é um esporte completo. Ajuda na saúde física e mental. Estudos publicados na CNN Brasil afirmam que pedalar melhora a qualidade de sono, traz mais condicionamento físico e força muscular, reduz colesterol e triglicérides, previne doenças crônico-degenerativas, melhora o funcionamento intestinal e a coordenação motora, contribui para a perda de peso, ajuda a regular a pressão arterial - protegendo o coração de problemas cardiovasculares -, preserva as articulações e proporciona um envelhecimento saudável, com menos quedas e fraturas e mais disposição. Mas e a saúde mental, que comentamos?  

 

Cuidar do corpo é, muitas das vezes, ter uma mente mais saudável. Porém, isso não é tudo. Ao pedalar, o ciclista se desconecta do celular, do estresse do dia a dia e foca no percurso. Essa simples tarefa pode reduzir riscos de ansiedade e depressão. Mesmo porque, o ciclista tem mais contato com outras pessoas e com a natureza também. Sendo ou não em cenários como os do Kenda Cup, isso importa muito! Andar de bicicleta tendo o mínimo contato com o ambiente pode proporcionar o que se conhece como “banho de floresta”, que traz ainda mais saúde.  

 

O que é banho de floresta e como ele contribui na saúde mental  

Andar de bicicleta em uma pequena trilha ou parque pode transformar o seu dia completamente. Diversos estudos espalhados pelo Brasil, publicados no O Globo, confirmaram que esse “banho de floresta” reduz o cortisol (hormônio do estresse) em até 13%, além de diminuir, em 18%, a atividade do sistema nervoso simpático. Em outras palavras, você pode ter menos reações involuntárias em cenários de ansiedade ou perigo - mais controle para a rotina.   

 

Ou seja, mesmo que você ainda não consiga participar de super competições como o Kenda Cup, vale incluir o ciclismo aos poucos no seu descanso e lazer para ter mais saúde mental. Por outro lado, ainda é utópico imaginar que todos conseguirão tempo, condições e locais para aplicar o “ciclismo + banho de floresta”. Então, vamos a algumas outras realidades.  

 

Como ter o ciclismo na sua realidade  

Se você não tem como incluir o ciclismo em seu tempo livre, pode colocá-lo em sua rotina para os deslocamentos que precisa fazer. Como ir ao trabalho. Claro que isso também não é para todos, a depender de onde você mora ou trabalha. Mas, para alguns, mostra-se como uma ótima solução. Principalmente para quem não tem nenhum outro costume de praticar esportes - já que o ciclismo é um exercício de baixo impacto.   

 

Além de trazer esse e todos os outros benefícios já citados, essa mudança ajuda a diminuir os custos com transporte e gasolina. Não para por aí! Ir de bike contribui também com a natureza e convívio em sociedade: menos gases poluentes no mundo, mais espaço nos estacionamentos.   

 

Depois, você pode variar com outras rotas. Como ir ao banco, à padaria, ou a qualquer outro compromisso do seu dia a dia. O importante é começar e não estipular trajetos impossíveis para você. E fica o lembrete: hidrate-se, tenha uma alimentação balanceada, use protetor solar e busque ter a postura correta ao pedalar.   

 

Dito tudo isso, temos algumas dicas para o seu começo ser mais real e você, de fato, ganhar um hábito com esse blog. Siga o passo a passo com a Ampla:  

 

Acrescente um percurso pequeno, uma única vez por semana - depois, aumente aos poucos;  

 

Chame ao menos um amigo(a) para acompanhar, para mais motivação;  

 

Não se preocupe com bikes super profissionais ou equipamentos caros - comece com o que você pode - mas tenha equipamentos de segurança, como capacetes;  

 

Cuidado com lugares perigosos, busque um bom percurso e se atente aos horários com mais movimento;  

 

Não ignore as leis de trânsito! Se houver ciclovias, mantenha-se nelas, se não, esteja no mesmo sentido que os carros e motos.  

 

Vá de bike para uma saúde muito mais laranja! E se você se sentiu motivado(a) a pedalar, deixe-nos saber! Compartilhe conosco no perfil @vemserampla  

 

Por Redação Ampla Saúde. 

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados