Não tem 8 horas para dormir?

Prefere ouvir a matéria?

0:00/1:34

Você, provavelmente, não dorme bem. Segundo o Instituto do Sono, 65% dos brasileiros não têm boas noites do sono. Estudos indicam que adultos precisam dormir de 7 a 8 horas diariamente. Mas os brasileiros são os que menos dormem, ficando com a média de 6,4 horas por noite (Associação Brasileira do Sono). Embora algumas pessoas se sintam descansadas dormindo apenas 6 horas de sono.  

 

Por falar em descanso, essa não é a única razão pela qual precisamos dormir. Não é apenas estar disposto para o próximo dia. Mas dormir pouco traz consequências além. 

 

Dormir pouco traz consequência a curto e longo prazo
No curto prazo, já serão mais que apenas bocejos. Dormir pouco pode trazer problemas de memória, dificuldades de se concentrar, irritabilidade e, acredite, alucinações. 

 

No médio prazo, já é possível identificar dores no corpo, dificuldades gastrointestinais e mesmo transtornos psicológicos.  

 

A longo prazo, a preocupação aumenta: quando o sono passa a representar riscos de acidentes cardiovasculares, vascular cerebral (AVC), aumenta as chances de doenças como diabetes tipo 2, asma, hipertensão arterial, câncer, osteoporose, Alzheimer, demência, reduz a imunidade e pode intensificar problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade - além de impactar a habilidade cognitiva. 

 

Tem mais! Se você tem tentando emagrecer ou adquirir hábitos saudáveis e não tem dormido bem, pode enfrentar dificuldades - já que se o seu corpo não repuser as energias durante a noite, ele tende a buscar mais energia quando acordado. Daí vem a vontade extrema de comer doces e alimentos calóricos. Você também sente mais fome que o normal e, dificilmente, sentirá disposição para exercícios físicos, incentivando o sedentarismo. 

 

Dos pontos negativos já sabemos, mas e agora? 

 

Dormir pouco, mas dormir melhor 

Não podemos dizer que você precisa dormir mais. Isso nem sempre está de acordo com a sua realidade. A verdade é que todos esses riscos e sintomas vistos acima não estão relacionados apenas ao fato de dormir pouco, mas também dormir mal. 

 

Dormir mal é, basicamente, não ter qualidade de sono. Isso pode envolver demorar para adormecer, despertar diversas vezes durante a noite, acordar antes do planejado ou manter a mente funcionando ativamente durante o sono. Mudar isso é possível, mesmo com uma rotina corrida. 

 

Você pode não conseguir dormir mais. Mas pode conseguir dormir melhor, mesmo que dormindo menos de 8 horas. Para isso, vale conferir a higienização do sono. 

 

Higienização do sono para dormir melhor 

São hábitos simples, que você pode fazer na sua casa, minutinhos antes de dormir.  Eles permitem um sono com mais qualidade, que traz mais descanso e é reparador.  

 

Não que substitua dormir as horas indicadas por estudos. Mas mesmo um sono longo sem qualidade, pode trazer problemas de saúde. Veja algumas dicas que podem se encaixar à sua rotina puxada: 

 

5 passos de higiene do sono para quem não tem tempo 

  1. Estabeleça um horário fixo para dormir e acordar 

Mesmo nos fins de semana, tente manter horários semelhantes. Isso ajuda o corpo a criar um “relógio biológico”, facilitando pegar no sono e acordar com mais disposição. 

 

  1. Reduza o uso de telas antes de dormir 

A luz azul do celular, TV ou computador atrasa a produção de melatonina, o hormônio do sono. Tente desligar os eletrônicos ao menos 30 minutos antes de deitar e prefira atividades relaxantes, como ler ou ouvir música calma. 

 

  1. Crie um ambiente favorável ao sono 

O quarto deve ser escuro, silencioso e com temperatura agradável- dentro das suas possibilidades. Se possível, use cortinas blackout, mantenha o ambiente arejado e invista em um travesseiro confortável. 

 

  1. Evite estimulantes no fim do dia 

Cafeína, nicotina e até bebidas alcoólicas atrapalham o sono. Prefira chás calmantes (como camomila ou erva-doce) à noite e evite refeições pesadas nas últimas horas do dia. 

 

  1. Crie um ritual noturno de relaxamento 

Não se trata de rotinas instagramáveis quase impossíveis de seguir, principalmente à noite, com o despertador marcando poucas horas para despertar. São coisas simples, como tomar um banho, respirar profundamente e até alongamentos leves. O importante é mostrar par ao seu corpo que é momento de desacelerar. 

 

Ampla é saúde real, está no dia a dia com você 

Nada de receitas milagrosas de rotina ou saúde. Estamos aqui para entender que situações saem do planejado, o dia a dia é corrido, mas, mesmo assim, podemos construir, juntos, uma saúde ampliada. 

 
Conte com o nosso blog laranja para continuar ganhando hábitos e viver a qualidade de vida. Estamos com você! Não se esqueça: pensou laranja, pensou Ampla Saúde!  

Por Ampla Saúde. 

 

Referências: 2023, Instituto do Sono <https://institutodosono.com/artigos-noticias/dormir-pouco-e-mal-quais-sao-as-consequencias-a-saude/

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados

Ampla Saúde - CNPJ 41.077.489/0001-87 | Todos os direitos reservados