Prefere ouvir a matéria?
Em 2023, mais de 30% dos brasileiros afirmaram não ter tempo para preparar suas refeições. Parece um número pequeno, mas quando olhamos para o restante dos dados, entendemos a problemática. Dezoito por cento dos entrevistados alegam que alimentos congelados são melhores do que os frescos e preparados. Não por coincidência, o perfil desse público é: grupos demográficos com menos condições financeiras.
É compreensível! São pessoas que trabalham muito, por vezes, têm jornadas duplas (ou triplas) de trabalho e passam horas em transportes públicos. Fazer suas refeições é algo fora da realidade. Portanto, alimentação saudável, também.
Quando há um tempo em seus lares, tratando-se de adultos – a maioria dos respondentes –, ainda há outras responsabilidades domésticas. Tarefas como organizar e limpar a casa, lavar a roupa e até as mais simples, como colocar o lixo para fora. De repente, é o fim do dia, quando se decide comer a lasanha congelada. Esse cenário é comum para você? Continue a leitura com a gente!
Planeje tarefas e tenha mais tempo para a sua saúde
Parece clichê, mas tudo começa com planejamento. Essa não é uma solução mágica nem que tenta te convencer que comer melhor é fácil.
Entendemos a sua realidade! Sem contar alguns fatores que podem a tornar ainda mais corrida, como cuidar de filhos e familiares, e/ou ter um trabalho esgotante mental e fisicamente.
Tudo impacta para que você queira estar distante do fogão quando sobra um pequeno tempo. Mas temos algumas dicas, veja se elas fazem sentido para você e conte conosco:
Liberte-se da culpa
O primeiro passo é entender que você não conseguirá “dar conta” de tudo. Uma ou outra tarefa ficarão sem fazer e você precisa aprender a conviver com isso.
Atrasar na lavagem de roupa, ir dormir com alguns pratos na pia, deixar o banheiro para lavar amanhã, tudo isso é completamente aceitável e não pode consumir sua mente, nem fazer com que você se sinta culpado(a).
Existem coisas mais importantes que isso, inclusive, você e a sua saúde.
Coloque no papel
Faça um planejamento! Pegue um papel e o reparta entre os dias da semana. Em cada dia, coloque uma tarefa doméstica. Se for possível, coloque mais.
Porém, lembre-se de ser realista, se você tem apenas o período da noite, não faça planejamentos irreais.
As tarefas podem ser simples, como: hoje, vou retirar o lixo, ou varrer a casa. Não se esqueça de deixar ao menos um dia para o seu descanso. O essencial é a manutenção do lar, para que faxinas muitos grandes não consumam o tempo que você quase não tem.
Conte com a rede de apoio
Se você não morar sozinho(a), nomeie responsáveis para as tarefas. Você pode até tornar isso algo divertido, colocando um tempo para ver quem consegue terminar a tarefa mais rápido - trabalhar com recompensas também ajuda na motivação.
O importante é não tomar todas as responsabilidades apenas para si – algo que, por vezes, tendemos a fazer. Principalmente, para as mulheres, dado o preconceito que permeia ser uma “dona de casa” e as “obrigações” que ela deve ter, perante a sociedade.
Mas caso você não tenha mesmo uma rede de apoio, divida as tarefas no planejamento de uma forma realista e que não te sobrecarregue ao extremo.
Pense nas refeições
Seguiu os passos anteriores? O ideal é que já tenha sobrado um pequeno tempo caso você queira cozinhar refeições simples diariamente, desde que frescas.
Um hábito que pode ajudar a agilizar esse processo é pensar nas refeições da semana, deixando programado o que precisa fazer para a próxima alimentação.
Mas se quiser ganhar ainda mais tempo, use um dia da semana (quem sabe, o sem tarefas) e faça alimentações para todos os dias da semana.
Não precisam ser refeições complicadas, nem completas, porque isso também exigiria muito tempo. Por exemplo, sente mais dificuldade em preparar acompanhamentos ou proteínas? Deixe esses prontos, separados em vasilhas, congelados para a semana. Complemente com os demais alimentos e já ganhe muito tempo!
Ganhou um hábito com a Ampla Saúde?
Esse blog simples tem o objetivo de te ajudar a ganhar um hábito saudável. São dicas aplicáveis em seu dia a dia, que mostram que saúde ampliada nasce nos detalhes, até nas refeições.
Alimentação saudável é um dos 8 pilares Ampla Saúde por essa razão. Sempre traremos assuntos como esse, relacionados aos pilares ou quaisquer outros temas que te ajudem a ter uma vida com mais bem-estar.
Se identificou ou acredita que ele pode ajudar alguém? Compartilhe em suas redes sociais e nos marque! Até o próximo blog laranja 🧡
Por Ampla Saúde.
Referências:
YouGov - multicanal especializada em pesquisa de mercado on-line < https://business.yougov.com/pt/content/46382-brasil-menos-pessoas-tem-tempo-cozinhar>